Muitas pessoas acreditam que a organização é um bicho de sete cabeças. Eu GARANTO que não é! Organização é um hábito e todos somos capazes de criar novos hábitos. Bora conferir como? ;)
Quando tomei a decisão de mudar de carreira, eu já era relativamente organizada. Mas com tudo que aprendi esses anos (e continuo aprendendo), a organização virou algo automático no meu dia-a-dia. O meu propósito é ajudar as pessoas, é esclarecer a importância da organização. É mudar a forma preguiçosa que todos temos de pensar que aquilo que não nos dá trabalho é bom. Isso mesmo! Se você acredita que ficar sempre na boa sem nenhum esforço é bom, esse post não é pra você! Calma, não se assuste. O esforço é mental, não físico.
Pense nas pessoas de sucesso que você conhece e acompanhe a rotina de uma delas. Você irá se surpreender com a hora que ela acorda, quantas pessoas ela precisa coordenar e que dependem dela, com a hora que ela vai dormir. Pois bem, chega de teoria e vamos para a prática! Listei os itens mais relevantes no processo da organização e eles irão valer para todos os ambientes da casa:
- Escolha do ambiente ou categoria: procure começar por aquilo que é mais fácil, ou seja, que tenha menos apego (seja material ou sentimental);
- Triagem: veja todos os itens que compõem esse ambiente, avalie o grau de utilidade e uso para você, descarte o que está quebrado e doe o que está em bom estado;
- Funcionalidade: pense no seu dia-a-dia, nas suas preferências, no que te incomoda e precisa de mudança. O maior objetivo da organização é deixar a vida prática e funcional, sem desperdício de tempo;
- Categorização e setorização: se o ambiente for grande, defina um ou mais itens para esse primeiro processo. Não tente fazer tudo de uma vez, pois isso pode gerar uma grande frustração. Categorizar é manter tudo aquilo que é da mesma família junto (cds, dvds, livros). Setorizar é definir o local onde essa família vai "morar";
- Organização em si: faça aos poucos esse processo e não tenha pressa. O resultado será um estímulo pra vida toda;
- Manutenção: para que a felicidade se instale por completo, é necessário lembrar que as coisas não voltam sozinhas para o lugar, que todos os moradores (ou colaboradores, no caso de empresas) devem contribuir para manter a organização e que um bom resultado vem desse esforço!
Agora que já sabemos como iniciar esse processo, basta nos comprometermos e escolhermos hoje mesmo uma gaveta ou prateleira para organizar.
Uma excelente semana e bora organizar nossa bagunça!
#personalorganizer #profissionaldaorganização #eusoupo #eusouanpop #organizaçãoévida #amoorganizar #juntassomosmaisfortes #dicasdeblog #wixblog
Que lindo ler isto no início da semana! Dá mais vontade de começar já a organização! Obrigada pelo post.